sábado, 5 de abril de 2008

IBOVESPA

A semana que passou foi muito boa para os compradores, but, estou com certo receio de realizações no Ibovespa a partir de segunda-feira. Ponho minha cara a tapa, e se eu errar, eu só irei perder dinheiro (o que estou querendo dizer é que vou operar venda em certos papéis). Estou desenvolvendo uma ferramenta de análise gráfica e nessa ferramenta bolei um esquema para verificar todos os ativos composto pelo Ibovespa para o mês de maio (vide Bovespa - Composição) de 2008. O que a ferramenta faz é análisar no intra (15/30/60/90) as tendências nos ativos compostos no Ibovespa. Como o Ibovespa possui uma quantidade de ativos que formam 99,995% (sei lá onde foi parar o 0,005% restante), o cálculo foi feito sob o peso da % representativa do ativo no índice (se no intra a tendência é venda, desonsidera-se então a % positiva). Isso é tudo uma probabilidade Ô CARA PALIDA... Mantenha sua estratégia (eu não sou nenhum profissional do mercado, por isso não vá sair vendendo, se esta não for sua estratégia). Tá quase na cara que o mercado poderá dar uma realizada... muitos ativos estão com preço esticado.. outros estão no topo.. e por aí vai. Por outro lado, eu queria um fundamento para isso! Tudo pode dar errado, ou seja... o Ibov está em um topo... e SE o topo for rompido? (aí eu me salci..fufu)
Esses "if's" da vida é que complica... Na sexta-feira, nos books de ofertas, diversas corretoras de potencial estavam fazendo compras absurdas nos principais ativos que seguram o Ibovespa.. aí é parar pra pensar... Será que estão zerando posição de venda? Ou será que estão vendo potencial de alta desta vez? O volume financeiro da última sexta-feira foi o maior desde 13/02/08. Começou o momento dos fundamentos nos relatórios de "carteiras-sugeridas" dos Bancos/corretoras. Não sou de ler muito essas carteiras (nos primórdios como trader eu lia e muito), entretanto, nos últimos (que eu me lembre) relatórios divulgados, toda indicação de que o cenário seria de alta, era simplesmente ao contrário.. era queda!
Como mencionei em PETR4 a respeito de padrões (traços, retas, triângulos, seilásimétricos), acredito muito neles... Acho que o mercado possui um ciclo de vida baseado em padrões... e pode ser que a mesma idéia seja ratificada no Ibovespa, onde há um sinal de realização ainda NÃO confirmado. Veja no gráfico, onde o estocástico apresenta uma falsa realização, seguindo posteriormente de um movimento de alta até chegar nos 7 candles de ouro...
Recomendação? Ativem os stops!