quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Robô trader - 24.95% + 3,80% em 10 dias

Olá galera!

Em primeiro lugar, o tópico foi somente para chamar a atenção do povo, mas, continuando, após alguns dias de testes resolvi divulgar alguns resultados dos meus sistemas(robô trader, expert advisor ou automatic trading system). São resultados interessantes, porém, ainda é muito cedo para definir sua real rentabilidade.

O primeiro sistema (A), está operando contra a tendência no período Asiático nos pares EURGBP e EURCHF com spreads relativamente alto(de 2 a 4). Para quem não sabe, no período Asiático temos uma menor oscilação devido aos poderosos do mundo estarem dormindo, ou seja, há poucas negociações e por isso, o preço fica lateralizado. Infelizmente, tive um trade mal sucedido devido a falta de conexão com a Internet, porém, isso já não é mais problema (os sistemas estão operando em VPS - Virtual Private Server). Após 10 dias efetuando trades, eis alguns resultados:

Sistema A

35 trades foram efetuados;

33 com sucesso;

2 com prejuízo (1, já sabemos o motivo.. o outro, foi simplesmente um trade mal sucedido)

Balanço em dólares:

Saldo Inicial: 5000

Saldo final: 6247.56

Lucro de: 24.95%

Fator de lucro: 2.25

Gráfico do balanço

Distribuição dos lucros entre pares:

Distribuição de PIPs vs Horas


Sistema (B)

O sistema B é um pouco diferente. Ele efetua trades contra a tendência em períodos curtos, entretanto, os trades são mais certeiros devido o filtro de tendência em períodos longos.

Sua rentabilidade ainda não é nada interessante, mas, vejamos os fatos(apenas 7 dias de operação):

14 ordens efetuadas com sucesso;

Balanço em dólares:

Balanço Inicial: 5000;

Saldo Final: 5190,48;

Lucro de: 3,80%

Fator de lucro: Indisponível devido a não ter efetuado 1 trade perdido;

Gráfico do balanço

Distribuição do lucro entre os pares:

Distribuição entre PIPs vs Horas


Bom, comparando o gráfico de relação entre PIPs vs Horas, é possível notar uma larga diferença entre o sistema A e B e suas paridades. No sistema A, o spread não é fixo, e entre o horário asiático varia entre 2-4 pips. Já o sistema B, o spread oferecido pela corretora é fixo(3 PIPs), indicando assim, a maior rentabilidade de PIPs, com isso podemos concluir que, spreads fixos, apesar de alto podem ser compensados no lucro final. entretanto, há outro motivo maior para obtenção de lucro com spreads altos entre preços lateralizados, mas isso será tema de um outro estudo.

Por enquanto é isso galera...

Logo logo teremos uma versão comercial do sistema (apesar de termos 4 clientes utilizando o mesmo).

Um cordial abraço,
BearNaked.