segunda-feira, 21 de junho de 2010

Trading Strategies II - Contra-tendência

Após décadas de promessas de que novos posts seriam "postados", tô aqui, mais uma vez, acompanhando a seleção Brasileira nesta bendita copa e empolgado para escrever algo mais sobre trading strategies..

Dessa vez, o tema será "Contra-tendência". Como o próprio nome diz, contra é contra...O mais interessante é que em grego, "contra" significa exatamente "contra". Tá tá tá, isso não foi engraçado, mas é só pra quebrar o gelo e enrolar um pouco mais. Continuando... como o próprio nome diz.. contra é contra.. ou seja, é algo que não é está a favor, e, porquê alguém estaria interessado em efetuar operações contra a tendência?
Existem várias respostas para essa pergunta, mas uma delas é: Simples, para pegar a melhor oportunidade.. ou achar que terá uma boa oportunidade.

Porquê essa técnica é tão utilizada?
Porquê através dela é possível efetuar pequenas operações com lucros justinhos. A chance de acertar é bem maior do que a chance de errar, entretanto, quando se tem um prejuízo é bem capaz de devolver todo o lucro para o mercado.

Operar contra a tendência é a mesma coisa que tentar adivinhar o futuro. A diferença de treidar na tendência e contra a tendência é que, infelizmente não existe (teoricamente) uma maneira X de acertar a tendência, BUT, quando se entra na tendência, a possibilidade de sair com grande lucro é maior do que contra a tendência, HOWEVER, a possibilidade de acertar treidando na tendência é muito menor do que treidar contra a tendência... entendeu? Se não entendeu, leia atentamente,... você vai entender, vai por mim...

Chega de teoria um pouco...

Cara, como posso treidar contra a tendência?
Olha só, não é tão simples assim, mas também não é nada difícil de se achar em um gráfico. Como não tenho mais treidado no Brasil, vou demonstrar isso na paridade EURUSD. RESUMINDO, olhe figuras como M, W, canais laterais e COMPRE ou VENDA nos suportes e resistências, e por final, cruze os dedos.

O problema de comprar/vender (nos TOPOS ou FUNDOS) nessas figuras como M, W, canais laterais, ou até mesmo projeções de FIBO (irei mostrar a seguir) é que NUNCA sabemos se uma figura irá ser rompida ou não (por isso o "cruzar os dedos"). Por exemplo... um M pode acabar não sendo rompido e pode se tornar um canal lateral (Bônus de agito para quem opera contra a tendência), assim como o W. A mesma coisa pode ser o ponto de SUPORTE ou RESISTÊNCIA na qual acaba sendo rompido.. ou seja, você faz uma "fezinha" comprando no SUPORTE, daí os preços atingem o seu ponto de entrada, e de repente, o suporte é vazado e você estopado... É normal... crap happens.

Vamos lá, o primeiro exemplo (e único.. decidi não dar mais exemplos)...Vejamos nesta figura, (clique na figura ao lado) um canal lateral.. Vejam quantas oportunidades tivemos em EURUSD. Compras diversas nos suportes e vendas lindas nas resistências.. até encontrarmos algumas situações nas quais uma RESISTÊNCIA é rompida (retângulo amarelo)... em seguida, uma nova oportunidade de venda na resistência... e em seguida, uma nova falsa venda na resistência rompida (segundo retângulo amarelo). Este exemplo é praticamente perfeito para vermos e analisarmos que treidar contra a tendência é BOM, mas é perigoso.

Há outros meios de efetuar operações contra a tendência... e um exemplo desses é utilizando indicadores técnicos (comprando em sinais de sobre-venda ou compra)... mas o risco é muito maior pois indicadores são lerdos e apresentam dados do que aconteceu no passado.

Eu ia apresentar um exemplo utilizando Fibo.. mas vamos deixar isso pra próxima... Tô cansado e já tá tarde :p

Espero que tenham gostado e comentem!

Um cordial abraço,
BearNaked