quinta-feira, 15 de maio de 2008

VIVO4


Na última análise em VIVO4, desenhamos um futuro pullback que poderia dar inicio a uma nova temporada de alta... mas, o que houve na realidade foi uma realização até o fundo da linha do canal. O ativo ganhou força e fechou bem, com um volume básico do dia-a-dia, porém, com um candle bastante interessante. Ontem, a pressão vendedora foi perdendo forças abrindo espaço para uma reversão entre os comprados. Traçando a fibo entre o fundo principal no dia 15/04/2008 e na máxima atual, os próximos objetivos são:

Obj1: 11,95;
Obj2: 12,48;
Obj3: 13,16;

Stop loss em: 10,97, onde desconfigura o pullback e busca um suporte mais abaixo.

BBAS3


Enquanto alguns declaravam venda, eu tava declarando(pra mim, não pra você) compra.. totalmente contra-tendência.. mas a análise é minha, coisa pessoal, aprendi a ter opinião própria nos investimentos. Já fui muito de ir naquela de "compre isso, compre aquilo".. eu comprava e paff na cara. Existe o tal do KK que é Kaiuw Komprow (se não me engano é do Fernando Góes - Analista da Wintrade)... e para mim, na época da cegueira era Komprow Kaiuw... tudo que eu comprava caia (zica). Mas, é bom que você, caro leitor, tenha em mente de que isso que eu faço no Sei Lá Trader, é apenas uma simples visão que eu tenho sobre o mercado, portanto, compre quando concordar e venda quando achar necessário. Não tô dizendo pra comprar BBAS3, ok? Pois a target de entrada já foi (é só ver NESTE post anterior). Mas, BBAS3 deu um gelo na barriga, assim como BBDC, ITAU, entre outros ativos do setor financeiro. Eu tô achando forte os bancos, ainda mais BBAS3. O ativo segue no fundinho da LTA, se romper pra baixo, já sabem, é venda! Infelizmente não dá pra saber (eu não sei fazer isso) se o volume de compra é para cobrir posição (antes/venda) ou se é compra especulativa pra alta. BBAS3 ainda tem uma RES nos 30,45 em seguida 31,70. Acima desses valores tem o primeiro objetivo nos 33,80 (pra loooongo prazo). Stop nos 27,90. No semanal, parece que BBAS3 está em um OCOI colosso, concluíndo o final da cabeça.

IBovespa


Amém, rompemos esse TH! Uhuu, agora é pra cima! Pra quem está acompanhando toda a trajetória apresentada nos posts anteriores (aqui> IBovespa), o IBovespa des-zicou e socou pra cima! Tava naquela maria-mole, lenga-lega, vai-num-vai até que foi. Agora em diante a briga é para chegar nos 73k... esse é o meu número. Existem os que dizem que vai a 74, 72, mas não, 73 é o meu número (minha opinião que não serve nada neste mercado). Ainda comentei que, ficar dependendo de indicadores IFR/Est/Mac/SeiLá (como eu dependia antigamente) nos faz perder oportunidades... O Volume não é lá aquelas coisas, mas, tá caminhando, e isso que importa. Outro fator importante é que, conforme abordei em uma das análises anteriores, o IBov havia vazado para fora da banda e isso não é regra, mas na maioria das vezes ele ou realiza ou congestiona para trabalhar dentro da banda. Com fôlego, acredito que os ativos tendem a subir com nova força. Nada impede de muitos entrarem vendendo nos ativos aguardando uma realização para cobrir posição, entretanto, o candle deixado pelo IBOV é um candle que me chama atenção indicando que há mais interesse na compra no curto prazo.

Doações

Mais uma doação na área. Gostaria de agradecer ao Mauricio B.F pela "caridadi" do Colabora Zé.

Um cordial abraço,
BearNaked

Você conhece o Heikin Ashi?

Até parece alguma sessão de massagem japonesa, ou uma arte marcial, mas não, não é. Bom, eis uma explicação do que é e para que serve esse tipo de candle. O tal do Heikin Ashi (que certamente não foi inventado pelo Chuck Norris) é um,.. digamos assim, facilitador. Como assim, facilitador? Ele, devido a sua fórmula de cálculo ser diferente dos tradicionais candlesticks (OHLC - Abertura, Máxima, Mínima, Fechamento), apresenta de forma mais limpa e clara a tendência de um ativo, plotando no gráfico sinais mais certos para entrada e saída em um ativo.

Mas qual é a diferença entre o candlestick tradicional e o Heikin Sei Lá?
Como o texto supracitado, a única diferença é o cálculo:

  • xClose = (Open+High+Low+Close)/4
  • xOpen = [Open(barra anterior) + Close(barra anterior)]/2
  • xHigh = Máximo(High, xOpen, xClose)
  • xLow = Mínimo(Low, xOpen, xClose)
E visualmente? Qual é a diferença?
Na minha opinião, HAshi facilita interpretar a tendência e não perder oportunidades para compra e venda no trade. Para entender melhor... só vendo a imagem mesmo:

Candle Padrão
















Heikin Ashi
















A diferença é explícita e muito mais fácil de se trabalhar, ignorando assim, certos ruídos que te confundem em um daytrade.

Há também, certas figuras que indicam um sinais para a tendência:
  • Velas verdes - Indicam uma tendência positiva.
  • Velas verdes sem sombra inferior - Indicam uma tendência positiva forte. No início são um potencial ponto de compra, e enquanto duram deve-se deixar correr os lucros;
  • Velas vermelhas - Indicam uma tendência negativa.
  • Velas vermelhas sem sobra superior - Indicam uma tendência negativa forte. No início são um potencial ponto de venda, e enquanto duram devem-se deixar correr os lucros de posições curtas;
  • Uma vela pequena com sombra superior e inferior grande face à vela - possível inversão de tendência, embora por vezes ocorram no meio de trends fortes, pelo que necessita de confirmação. Sinalizam incerteza.
  • Várias velas pequenas com sombras superiores e inferiores - Consolidação.

Enjoy!

Ibovespa


E o IBovespa, como vai? Simplesmente não vai... tá uma zica. Como mencionei na análise anterior (vide IBovespa), o índice devido a pulão que deu com o IG, vazou para fora da banda de bollinger e possivelmente iria trabalahar por volta dos 68/70k e é realmente isso que está acontecendo. De vez em quando ele dá uma biliscadinha nos 71k, mas uma biliscada superficial. Para mim, IBov tende a ir buscar os 73k SE romper esse 71k que tá difícil. Não dá pra saber exatamente se está em congestão com mínimas e máximas próximas, se está acumulando ou distribuindo (devido ao volume). Não dá pra confiar também em IFR/Estocástico/MACD ou seja lá qualquer indicador, neste momento. Bom, pra quem tá comprado, como eu, o negócio é tomar cuidado para não levar violinada devido a volatilidade e gerenciar bem o risco máximo para seu investimento, seja ele curto ou longo. No semanal, IBov deu uma pausa, entretanto, está no topo do canal... dizer que vai cair, dizer que vai subir é muito relativo e impróprio. As empresas nacionais estão cada vez melhores, apresentando (várias delas) balanço positivo, outros não tão satisfatórios e as que são uma piada.

Mas, ainda me pergunto... o IG serviu para quê? Até agora, pra nada.

CCIM3


Para quem continua comprado (assim como eu) e acompanhando (posts anteriores CCIM3), CCIM3 continua sendo a queridinha do "babai" por enquanto. Esteve congestionada por uns dias, acumulando para essa subida. Rompeu a RES nos 9,95 e foi até os 100% da Fibo nos 10,20 fechando nos 10,18 com um volume agradável e muito além do normal. (*É uma pena que a nossa compra sempre pesa em ações que não caminham... Ahhh se eu tivesse comprado mais...*). Desenhou um candle interessante indicando que há interessados na compra do ativo e acima dos 10,21 busca os 10,96 (e não os 10,6* como mencionado no post anterior). Existem certas ações que se esperarmos por indicadores como IFR, Estocástico, MACD, perderíamos mais oportunidades como essa. Eu não largo CCIM3 tão cedo... e o motivo é básico:
Desde que houve volumes como esse, o papel subiu e muito! Mas atenção, como todos sabem, rentabilidade não é garantia para rentabilidade futura.

ps: Ah, e o melhor de tudo... no semanal CCIM3 rompeu a LTB e está prestes a chegar nos 11,**.