quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Robô trader - 30.91% + 6.88%

Gostaria de começar este post com a seguinte mensagem de um de meus clientes:

Hi Daniel,

"I want that you know that I´am very very happy with your EA! Now i had 5 trades since i have your EA and all trades are positive! After you have told me your recommendation I´ve put the maxOrders to: 1..."

Como fico feliz com uma pessoa satisfeita e quando digo isto, estou sendo sincero mesmo, afinal de contas, quem não quer ser rico neste mundo? Ser rico não é pecado! Como eu gostaria que alguém me desse tanta atenção assim como eu dou para os meus clientes. De qualquer forma, vamos dar continuidade neste post.
Meus EA's ainda trabalham firme e forte durante esta semana, mas de qualquer maneira, ainda é muito cedo para ter espectativas reais. Acredito que só depois de 1 ano poderemos ter a certeza da lucratividade do meu sistema. Motivo? Back test é back test... situação real já é outra história.


O sistema (A) agressivo fechou a madrugada com 30.90% e sua projeção anual é de 400% (atualmente está para 402,91%). O que me deixa satisfeito é o fator de lucro que vem aumentando a cada dia. Atualmente, o fator de lucro se encontra a 2.54, efetuando 44 trades certeiros e errando apenas 2 (no total 46).

Já o sistema (B) conservador, vem andando devagar entretanto, fime. Efetuou 22 trades certeiros sem errar nenhum até o momento. Atualmente o EA resultou em 6.88% (com um DD abaixo de 0.? - zero ponto alguma coisa)com uma projeção de 119.52% até o final do ano. Ainda não é possível obter o fator de lucro devido a falta de operações negativas (puuuxa, que pena :D)

Mas, afinal, como é que o sistema consegue acertar tanto?
Após 3 anos em busca de desenvolver um indicador que apresentasse a força da tendência, consegui desenvolver o meu, com muito esforço e graças a Deus, com sabedoria. Na figura ao lado, é possível entender como este indicador funciona. O mesmo pode ser utilizado em cotações de ativos/derivativos do mercado nacional(Bovespa/BMF) . Essas 3 cores representam 3 situações do mercado. A primeira, verde, indica quando os preços estão lateralizados, ou seja, está havendo uma baixa volatilidade. Quando o indicador apresenta estas linhas em amarelo, estamos passando para um breakout, ou, início de uma tendência... Já a cor vermelha, representa forte tendência. Bom, este é um dos principais fatores de sucesso do meu EA. Ele consegue identificar quando o preço está lateralizado, então, efetua compra /venda através de outros sinais. O melhor deste indicador, é que ele não se baseia somente em dados passados, mas sim "adivinha" tendências futuras.

Bom, vou almoçar..

Um cordial abraço a todos,
BearNaked