sábado, 19 de setembro de 2009

Parte 1 - Afinal de contas, o que é Robô trader?

Parece que é necessário desenhar para que as pessoas entendam o que é um robô trader. Robô trader não se trata de um aparelho igual a imagem ao lado. Robô trader é somente o nome que se dá a um mecanismo de trading automático baseado em uma lógica de entrada e saída.

O robô trader, ou automatic trading system/expert advisor (esses são os nomes dados para estes artefatos) são compostos inicialmente de dois módulos.

  1. Módulo de estratégia: Este módulo é responsável por definir qual é o melhor momento para a entrada ou saída no mercado, ou seja, qual é o melhor ponto de compra ou de venda e até onde devo manter essa posição. Existem millhares de indicadores técnicos que podem ser utilizados para definir os melhores pontos de compra e de venda. Podemos até citar o exemplo mais clássico, entretanto não funcional que se trata do caso de compra ou venda baseado no cruzamento de médias móveis. A imagem ao lado mostra como seria o exemplo de aplicação da regra de cruzamento de médias móveis como estratégia. Isso não funciona porquê os sinais apresentados pela média móvel são ultrapassados. As médias móveis representam sinais do passado e não representa ou indica qualquer coisa futura. Essas linhas vermelhas verticais representam o ponto em que o sistema estaria efetuando a entrada no mercado, ou seja, quando a média inferior cruza a superior (em termos de períodos), este seria o sinal. Isso funciona somente em períodos onde há tendência, (no caso, o último sinal) mas quando o mercado está lateralizado, isso somente representará prejuízo para a sua conta bancária. Então, se você pretende fazer um sistema de trading automático baseado em médias móveis, não perca seu tempo com isso!
Bom, logo estarei dando continuidade no conteúdo supracitado e exemplificando outros tipos de indicadores que não funcionam para trading systems (exemplo, CCI/WPR/RSI-IFR, e bla bla bla).

Um cordial abraço,
BearNaked