sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Trading strategies - Seguindo a tendência

Olá traders/novatos..

Esta série de posts serão elaborados exclusivamente para vocês. Muitos iniciantes não sabem quando comprar ou vender e por isso estou postando aqui alguns tipos de estratégias que servirão de auxílio.

Todas as categorias de classificação de estratégias de negociação são totalmente arbitrárias. A classificação abaixo é para enfatizar as diferenças básicas entre as abordagens possíveis à negociação.

Seguindo a tendência

Esta estratégia reside na espera de um movimento de preço determinado seguido por abrir uma posição no mesmo sentido. Fazendo isso, supõe-se que a tendência irá se mover na mesma direção (e consecutivamente você irá marcar seu gol). Quando você está seguindo uma tendência, não queira ser o "adivinhão" da história. É sempre recomendável NUNCA comprar na mínima ou na máxima. Isso parece ilógico mas espere sempre por uma confirmação de que estamos realmente em uma tendência definida. Determinada confirmação/ou sinal/ é uma indicação de que o novo cíclo da tendência(primária) foi iniciada. Por isso sempre prepare os gatilhos para a inserção de uma ordem no mercado. O assunto concerne na sensibilidade de achar o ponto G, ops, digo, o ponto de entrada no trade. Esta sensibilidade de saber o momento certo para entrar será adquirida com o passar do tempo, acertando, errando, adicionando novos indicadores na qual resultará em um feeling mais aprimorado. Procure por indicadores que respondam rapidamente aos sinais de entrada e que seja consideralmente eficiente para fortes tendências. Lembre-se, indicadores poderão apresentar falsos sinais de entrada, por isso, utilize variáveis/indicadores consistentes.

Isso resulta na escolha de setups cada vez mais rápidos, seguindo a tendência. Por isso , recomenda-se a limitar o esforço natural a busca de setups mais sensíveis. Em todos os casos, a escolha entre os sistemas de entrada rápida e lenta deve ser baseada em experiências individuais e as intenções do trader. Existe uma grande variedade de estratégias de tendências disponíveis:

  • Estratégias baseadas nos movimentos de médias móveis:
Quando uma tendência de alta é alterada por uma tendência de baixa, os preços devem cruzar a média móvel de cima para baixo. Da mesma maneira quando uma tendência de baixa é alterada por uma tendência de alta, os preços deverão cruzar a média móvel de baixo para cima. Na maioria dos setups baseados em médias móveis, tais cruzamentos são considerados pontos de entrada.




  • Estratégia de ruptura (Break through)
O conceito básico da estratégia de ruptura é bastante simples: COMPRAR ou VENDER quando há um rompimento de um preço máximo ou mínimo, baseada em uma linha horizontal, entretando, sempre observando a tendência para verificar a possibilidade de alcançar novas máximas/mínimas.

Dica: Para saber se vale a pena ou não efetuar trades em um rompimento, verifique máximas e mínimas anteriores. Por exemplo, Imagine que os preços se encontram em uma máxima, e essa máxima foi rompida. Verifique se a distância entre a máxima rompida e a máxima anterior possui um espaço considerável para seu lucro. Máximas e mínimas podem ser definidas por linhas de tendência em canais.

Estes são alguns dos métodos de trading manual, sem utilizar indicadores técnicos (por exemplo: Índice de Força Relativa, CCI, WPR, etc). No próximo post, iremos abordar sobre estratégias contra-tendência, na qual eu particularmente gosto muito.

Um cordial abraço a todos