sexta-feira, 4 de julho de 2008

Bovespa

Bom, a situação não está feia... a situação feia já passou a muito tempo(desde quando fez topo duplo)... Estamos entre a cruz e a espada (uma situação muito pior). É importante dar "una mirada" na imagem para tentarmos interpretar o que poderá acontecer. Mas, afinal, o que poderá acontecer? Put a keep are you! Não tá fácil para quem só está acostumado com a compra (e está longo - comprado) e nunca operou venda(short)... a maioria dos comprados estão desesperados (e com razão) e com achismos de que, há, amanhã sobe... passa um dia, dois, três, uma semana.. salci fufu.. Mas, vamos lá! Traçando uma reta deeeeeeeeeeeeeesde 09/2006, estamos testando uma linha de alta que já foi testada 2 vezes e com esta será o 3º teste. Há uma possível chance de considerar isso um fundo pelo seguinte motivo: Temos um fundo anterior nessa faixa. Nessa situação estamos desconsiderado um possível "ruído" (círulo vermelho - abordado a seguir) de sombra de um candle. Porquê ruído? Digo ruído pelo seguinte motivo... havia uma realização no movimento de baixa e por haver cada dia novatos no mercado financeiro, muitos acabam vendendo por um preço mais barato por estarem em uma situação de desespero.
Isso é visível no volume do candle. Agora, POR OUTRO LADO...se isso não for um ruído, a coisa tá mais feia do que imaginamos. Traçando uma nova reta só que, desta vez considerando a sombra do candle e em seguida, traçando uma fibo entre o TH(0%) e o fundo anterior(50%), temos uma projeção de fibo na faixa dos 55,255(61,8%) e que coincide com a 2ª LTA. E sabe o que mais me preocupa? O volume de hoje não foi lá essas coisas... "incrusive" é feriado nos EUA. Lembram do último feriado nacional dos EUA? O que ocorreu aqui? Ocorreu o seguinte...alta no Bovespa bem no dia do feriado, e nos dias seguintes, quedas consecutivas. O Brasileiro só gosta de ver os preços oscilando para + e não para -. E esse volume de hoje não me agrada... só desespera! A cada dia o volume financeiro de investidores internacionais diminui, por outro lado, o dindin dos investidores nacionais aumentam.

É importante observar outro fator de curto prazo. Há uma canal de baixa formado desde 23/5/08 até a data de hoje, só que nos últimos dias, o IBovespa tocou no topo do canal, realizou com força e tocou no fundo do canal. Quando temos um toque no fundo do canal, podem ocorrer 4 coisas óbvias:
1ª: Continar realizando dentro do canal;
2ª: Congestionar até tocar novamente o topo do canal;
3ª: Oscilar positivamente até tocar no topo do canal;
e a pior de todas as altarnativas é:
4ª: Vazar do canal de baixa, formando um canal de baixa maior.

Agora, se subir e tocar no topo do canal... ou realiza, ou rompe.

Se romper, uffa... bônus de agito para os comprados... só que, há algo pior.. bem pior... Um BIG OCO a ser formado. Esse OCO terá que concretizar o segundo Ombro na faixa dos 65k. E se for um OCO mesmo... meu amigo, jaúra!
Mercado irá testar os 55, depois 51, ..... até chegar ao 44k. 44k é um número absurdo, mas eu, particularmente, não duvido em nada.
O IFR está indicando (no retângulo azul)o mesmo "sinal" de compra que ocorreu entre o dia 15/08/2007, em seguida dia 12/01/2008 e agora no dia 03/07/08.

Quem arriscar agora pode se dar muito, mas muito bem, como também, pode se dar mal, desde que seja estopado.

Por final, a decisão é sua e no final: