- AUDUSD;
- EURJPY;
- EURUSD;
- GBPUSD.

AUDUSD: 2.12
EURJPY: -0.94
EURUSD: -0.81
GBPUSD: 2.65
E com as seguintes distribuições de trade:

EURJPY: 30% AUDUSD: 27% EURUSD: 13% GBPUSD: 30%
Agora, podemos ter também uma situação contrária na qual tivemos uma paridade com número maior de trades positivos, porém, com um número ainda maior entre outros pares que tiveram prejuízo. O resultado disto? É um mês negativo.
No mês de Outubro tivemos as seguintes distribuições de Risco

AUDUSD: 2.55
EURJPY: -0.71
EURUSD: 1.05
GBPUSD: -0.03
Mesmo tendo um fator de lucro interessante em AUDUSD, não foi possível fechar o mês positivo pois a soma do risco x retorno do lucro não foi suficiente perante o prejuízo devido a distribuição dos trades ERRADOS serem maiores do que os trades CERTEIROS.
Vejamos:

EURJPY: 21% AUDUSD: 29% GBPUSD: 21% EURUSD: 29% A razão para o mês ter fechado negativo foi que na distribuição dos trades efetuados e seus respectivos retornos, é que a soma do risco x retorno (e o fator de lucro) entre todos os pares não foi suficiente para suprir os prejuízos. Mesmo assim, a idéia de distribuir os trades com uma média de fator de lucro ser superior aos prejuízos, resulta na maioria das vezes em "retorno garantido". Infelizmente não é possível obter uma média igual ou similar entre os meses, (assim como em opções) entretanto, o que é importante é sempre fechar o mês positivo, nem que seja apenas de 1%. Na figura posterior, será possível entender que de fato esta idéia funciona e sempre resulta em lucro.

Além destes dois casos citados (do mês de Outubro e de Novembro) existem outras situações que podemos citar sem que haja necessidade de abordagem detalhada. Por exemplo a situação de quando todos os trades se direcionam para um mesmo lado. Nesta situação ou podemos ter lucro ou prejuízo garantido, MAS, existem particularidades na qual o lucro ou prejuízo não são estrapolados... Mas isso é assunto para outra hora.
O que quero mostrar aqui é que você precisa sempre ter Metas de entrada e saída IGUAIS para todos os trades e sempre, mas sempre distribuir a mesma quantia em capital nos trades a serem efetuados, nunca partindo para um único par/ativo/índice/ ou qualquer outro derivativo. Aprenda a balancear seus investimentos ou especulações. Encontre o ponto de equilibrio e tenha sucessos! É isso que eu desejo a vocês... SUCE$$O!