quarta-feira, 30 de abril de 2008

E o Brazil, como vai?... Sei lá, né Zé?


Investment Grade




Dia lindo, maravilhoso... quem comprou se deu bem... quem não comprou não ganhou nada, mas também não perdeu(somente oportunidades).

O dia foi tenso no maior período do dia. Todos esperaram relatórios, balanços, notícias e eis que> Tcharan. Brasil ganha o gráu de investimento, corte do júros de 0,25% e no final do dia, Brasil se torna notícia, se torna um alvo, se torna algo sério.

O rating do Brasil em moeda estrangeira passou a ser BBB- (antes era BB+), sendo assim, incluída no grupo classificado como grau de investimento.

Hoje, dia 30 de abril, a Standard & Poor's elevou a classificação de crédito SOBERANO em divisa estrangeira. Essa classificação é considerável estável para longo prazo. O Brasil é a 14ª nação a ter sua dívida denominada em divisas estrangeiras elevada à classificação de investimento. Mas afinal, o que se reflete isso?

Isso é fruto do amadurecimento das instituições, estrutura política, redução de carga fiscal (AONDE ISSO?) e da tal dívida externa, melhorando assim, as perspectivas de crescimento.

A S&P apresentou os seguintes pontos positivos do Brasil referente ao crédito:

  • Um histórico de continuidade política, em meio a transições de poder, sob um regime de metas inflacionárias e de câmbio flutuante;
  • Dívida externa líquida inferior a 10% das CAR; e
  • Um perfil de dívida governamental cada vez mais alinhado às dívidas soberanas com classificação baixa de investimento.

Os pontos fracos do crédito soberano são:

  • Uma grande dívida líquida e carga de juros, para o governo;
  • Inflexibilidade orçamentária em meio a gastos correntes altos; e
  • Obstáculos estruturais que mantêm o investimento e o crescimento abaixo dos de outras economias de mercado emergente.
Outro fator importante e fundamental para que o Brasil viesse receber tal "título", foi devido às instituições sérias e competentes que ajudaram a estabilizar a macroeconomia do Brasil.

Segundo a S&P:

O banco central operacionalmente independente do país -um ponto forte institucional para a avaliação de crédito soberano brasileira- deu início a um ciclo antecipatório de aperto da política monetária. Isso contrasta com a ausência de medidas políticas corretivas e com as pressões inflacionárias descontroladas em outros países com classificação inferior. A inflação mostrou tendência de alta no Brasil, não só pelas pressões mundiais sobre os preços dos alimentos e energia mas também devido à robusta demanda interna. Uma rápida redução no diferencial de produção ajudou a elevar a inflação anualizada a 4,7% em março de 2008, ante 4,5% em dezembro de 2007 e 3,1% em dezembro de 2006. A inflação nos preços ao consumidor foi projetada em cerca de 5% em 2008/9, dadas as medidas políticas proativas do banco central.

Os indicadores externos brasileiros, no passado uma séria deficiência de crédito, estão no geral alinhados aos países de classificação investimento baixa. O investimento estrangeiro direto, diversificado em termos de tamanho e destinação, é atraído para o Brasil devido à sua perspectiva de crescimento amadurecido. Depois de atingir o recorde de US$ 34,6 bilhões em 2007, ele mantém ritmo robusto em 2008 e deve bastar para cobrir o déficit de US$ 20 bilhões em conta corrente previsto para 2008.

A política fiscal e os indicadores são as maiores fraquezas de crédito do Brasil. A dívida líquida geral do governo equivalia a 47% do Produto Interno Bruto (PIB) --incluindo 7% do PIB em operações de recompra do banco central-- no final de 2007, e é superior à de muitos países classificados de maneira semelhante e à média de 20% do PIB dos países "BBB". Para atenuar essa pesada carga de dívidas, a Standard & Poor's espera que a política fiscal se mantenha compatível com um histórico de quase 10 anos no cumprimento das metas fiscais estabelecidas, e que o governo continue a melhorar a composição de sua dívida. Esses desfechos, somados a uma fundação mais firme para o crescimento, sustentam um declínio lento e modesto da carga de dívidas brasileira relativamente elevada.

A perspectiva estável pondera o alto endividamento do governo brasileiro, de um, lado, e perspectivas econômicas em amadurecimento e um baixo endividamento internacional, no pólo oposto. Uma melhora na situação de crédito pode derivar de um declínio mais pronunciado na dívida e desequilíbrio fiscal do governo. Medidas políticas para reduzir o nível e a rigidez dos atuais gastos do governo reforçariam a posição fiscal brasileira e facilitariam novos declínios nas taxas reais de juros, com implicações positivas para o crescimento e o investimento. A aprovação de reformas tributárias ou da previdência -que não é esperada pela Standard & Poor's no horizonte de tempo avaliado- seria um choque positivo para a confiança e contribuiria para uma posição de crédito ainda melhor. Por outro lado, se o compromisso deste ou de futuros governos para com políticas fiscais e monetárias pragmáticas se reduzir, se revezes políticos que prejudiquem o clima de investimento ocorrerem, ou se o governo não conseguir reagir adequadamente a choques imprevistos, pode haver pressão por uma redução na classificação.

Ou seja.. O Brasil só não está melhor, graças ao governo e suas dívidas... mas caso esse cenário venha ser alterado, Brasil se tornará uma referência mundial (eu acredito). Brasil teve sorte devido às empresas sérias do país e se não fosse por elas, estaríriamos passando por um momento super delicado...


Enfim... boa sorte para todos nós

terça-feira, 29 de abril de 2008

Agenda 30/04/08


Dia 30 parece ser tenso...

Eis a agenda recheada para amanhã:




Indicadores:

  • A FGV divulga às 8h o IGP-M referente a abril.
  • A Fiesp e o Ciesp divulgam à imprensa os resultados do Indicador de Nível deAtividade (INA), referentes ao comportamento da indústria no mês de março.
  • A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulga a pesquisa Projeções e Expectativas de Mercado, realizada entre os dias 24 e 25 de abril com bancos associados.
Mercado

  • Banco Pine, Lojas Renner e Santos Brasil divulgam seus resultados referentes ao primeiro trimestre deste ano.
  • Banco Daycoval, Bradesco e Klabin realizam teleconferência com o mercado para discussão de resultados do primeiro trimestre deste ano.
Eventos:
  • Acontece em São Paulo o segundo dia do Alternative Investment Summit Brasil 2008. Na programação, as presenças de representantes da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e do Banco Central.
EUA

Indicadores:

  • 9h55: O LJR Redbook anuncia o resultado de sua pesquisa semanal sobre as vendas no varejo nos Estados Unidos.

  • 11h: O Conference Board divulga o índice que mede a confiança do consumidor em abril. Analistas estão esperando uma queda na leitura para 61,0 após o indicador ter ficado em 64,5 em março.

Mercado:

A temporada de balanços trimestrais continua nos Estados Unidos. Antes da abertura dos negócios saem os resultados da fabricante de cosméticos Avon Products Inc., da companhia de mídia CBS Corp New, da financiadora de hipotecas Countrywide Financial Corporation, da fabricante de artigos para escritórios Office Depot, da siderúrgica United State Steel e da petrolífera Valero Energy

Depois do encerramento dos negócios será divulgado o balanço do grupo Berkshire Hills Bancorp, da empresa do setor imobiliário Boston Properties, do estúdio de animação DreamWorks e da companhia de energia Teco Energy.

Fonte: Agência Leia

Ibovespa


Errei, e errei feio hoje!

Tinha um suspiro que Vale seria a bola da vez... mas não! Galera realizando venda para manter os lucros...final de mês, amanhã tem FED, quinta-feira terá feriado... novo mês se inicia, troca de carteira... e vamos ver o que se sucede no IBov.

Sinceramente não entendi o real motivo da realização hoje.... não sei se foi o dólar valorizado, não sei se é porque estavamos no topo, não sei se é por causa do FED amanhã... simplesmente, eu não entendi o que ocorreu hoje.

O saldo das corretoras hoje era de venda e forte venda...
O que me impressiona é o fato de IBovespa ter fechado praticamente paralelo com a linha de suporte de tendência de alta (vide Gráfico), e por isso, não me impressionaria se amanhã houvesse um repique ou até mesmo um novo movimento de alta(para chegar até os 66k novamente). Outra observação importante é que, traçando a fibo entre o topo no dia 28/04 e o fundo no dia 14/04 houve os 50% de realização (considerando assim, um suporte importante).

IBovespa fechou em um ponto importante para suporte...se um fundo for confirmado entre os 63,700, poderá trabalhar até os 64,170 em seguida terá o próximo objetivo nos 64,400/64,600.


Dolar continua subindo e Asia opera em baixa...

DevBusiness


Galera... peço desculpas pela falta de atenção com os visitantes do Blog. Ultimamente tenho lançado poucas análises devido a estar focado em um projeto de Análise Gráfica que estou trabalhando... tá complicado de arranjar sócios/investidores(angel investor) e a batalha não tem sido fácil...
Mas prometo melhorar a cada dia o blog com news, análises, estudos, tudo que for do agrado de vocês!

Novas features estão por vir!

AMBV4


Aos que seguiram o post anterior e acabaram comprando antecipadamente, acho que a tensão acabou, ou parece ter acabado. Bom, AMBV não chegou nos 120,00 para a compra, porém, parece estar firmando um fundo nos 121,**. Tem um objetivo a ser alcançado nos 127,32 e por enquanto continua trabalhando abaixo da média de 8 períodos. O estocástico sinalizou a compra primária e o ativo segue caminhando bem, mas vale lembrar que ainda tem uma LTA a ser rompida (linha horizontal vermelha). Com o rompimento, aí já será outros quinhentos..

VIVO4


Infelizmente, como estou um pouco mais focado no projeto DevBusiness, estou tendo pouco tempo para acompanhar mais ativos e estou tentando errar o mínimo possível (como se fosse possível prever o futuro.. how how how)...Buuut, VIVO está VIVO!!! Reagiu bem, e a análise feita anteriormente foi confirmada com o fechamento positivo de 3,08%
O Ativo fechou acima do segundo objetivo esperado e agora segue rumo ao terceiro objetivo que é praticamente no topo, entre os 11,39. Vale destacar que o valor passou a trabalhar acima da LTA (que movimentou a alta tão esperada) além de trabalhar acima da MM34 (o meu fundamento para compra). Estocástico + TRIX seguem na tendência de alta (além de ainda estar longe da linha superior da banda de bollinger)...

IBovespa


E mais um dia se passou e por mais um dia ficamos esperando e por mais um dia o IBovespa nos deixou a desejar... bom, pelo menos chegou nos 66k (como previsto no post anterior). Mas sabe como é que é né?!... é aquela coisa de, vai, num vai, foi, fiquei?! Então, IBovespa tá parecido e é muito complicado de dizer que o indice necessita de uma realização, pois se olharmos para o passado (ATENÇÃO: a rentabilidade obtida no passado não representa garantias de resultados futuros) e visarmos somente indicadores técnicos (e.g. IFR), iremos perceber que o IBovespa rompeu diversos topos seguido de longas LTA's e nem por isso o IFR apresentou sobrevenda. Este é um dos fatores que nos alertam a não confiar somente em indicadores técnicos... por outro lado, IBovespa está no topo e isto é fato. A minha opinião a respeito de IBov é de que ele irá romper com o auxílio de Vale (Vale do Rio Doce - 15,936% part. do IBov)... mas pq Vale? Bom, Vale fechou o maior contrato de minério já assinado...

Tá, mas o que isso tem a ver?

Bom, a lógica do achismo para isso é que, Vale irá impulsionar as compras resultando uma tendência de alta no IBovespa e com isso, blues e smalls caps irão seguir tal tendência...
Vale não pode fazer isso sozinha, mas, vai que a moda de alta pega :-)

O negócio é esperar e ver o que acontece... farô?!

PS: Para quem não entrou em ativo algum visando o rompimento do IBovespa, o melhor conselhor é aguardar o rompimento dos 66,6k (numero assombroso). Atualmente, IFR deu roundhouse kick do Chuck Nórris e reverteu a tendência que antes era de venda.. CMI está abrindo as pernas mantendo o DM+ acima de DM-, seguindo a tendência de alta... Estocástico está começando a plotar o sinal de reversão (ou seja, compra)...TRIX comandando a venda... mas o sinal de compra já está querendo aparecer...
Essas informações estão plotadas no diário...

No semanal IBov segue querendo romper o W simétrico....

segunda-feira, 28 de abril de 2008

NATU3


Voltando com as análises do ativo, Natura pode estar confirmando um fundo nesses patamares. O ativo plotou um materlinho interessante...furou a banda de bollinger e fechou positivo. Isto é uma ponto interessante para compra. O estocástico já reverteu a tendência de sobrevendido para compra e o DMI está plotando um cruzamento entre DM+ sobre DM- (para cima) provavelmente revertendo a posição de venda para compra. Tem um objetivo nos 18,56 (estando a 18,45 neste exato momento)e acima deste valor, vai ao encontro dos 18,98, o seu segundo objetivo. Por enquanto, trabalhando com o valor entre a MM de 8/21/34 periodos. Acima da MM 34, da um bom ponto de entrada confirmando um movimento de alta.

Pra fundamentar o gráfico... saiu uma boa notícia:

SÃO PAULO - A Natura enviou o seguinte comunicado ao mercado:

"NATURA COSMETICOS S.A. informa que ate 30 de marco de 2008 foram subscritas e integralizadas 100.000 (cem mil) acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, das 1.702.250 (um milhao, setecentas e duas mil, duzentas e cinquenta) acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, emitidas em 21 de fevereiro de 2006, conforme aprovado pelo Conselho de Administracao da Companhia na referida data, para atender ao exercicio das opcoes outorgadas aos administradores e colaboradores da Companhia e das sociedades por ela controladas, direta ou indiretamente, participantes do Aditamento ao Plano de Outorga de Opcao de Compra ou Subscricao de Acoes Ordinarias de Emissao da Companhia relativo ao Ano Calendario de 2003.

Dessa forma, o capital social da Companhia passou de R$ 390.617.976,28 (trezentos e noventa milhoes, seiscentos e dezessete mil, novecentos e setenta e seis reais e vinte e oito centavos), em 31 de dezembro de 2007, para R$ 390.947.976,28 (trezentos e noventa milhoes, novecentos e quarenta e sete mil, novecentos e setenta e seis reais e vinte e oito centavos), em 30 de marco de 2008.

A quantidade de acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, subscritas e integralizadas passou de 428.929.051 (quatrocentos e vinte e oito milhoes, novecentas e vinte e nove mil, cinquenta e uma) acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, em 31 de dezembro de 2007, para 429.029.051 (quatrocentas e vinte e nove milhoes, vinte e nove mil e cinquenta e uma), em 30 de marco de 2008 .

Da mesma forma, o saldo do capital autorizado passou de 12.381.074 (doze milhoes, trezentas e oitenta e uma mil, setenta e quatro) acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, em 31 de dezembro de 2007, para 12.281.074 (doze milhoes, duzentas e oitenta e uma mil e setenta e quatro) acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, em 30 de marco de 2008.

As 100.000 (cem mil) acoes ordinarias nominativas, sem valor nominal, subscritas e integralizadas ate 19 de marco de 2008 farao jus, de forma integral, aos dividendos, juros sobre o capital proprio ou quaisquer outras remuneracoes declaradas apos a data em que foram subscritas e integralizadas."

Fonte: Bovespa

VIVO4


Após ter realizado um pouco devido ao movimento de alta anterior, VIVO4 ganhou um volume interessante (acumulação?) podendo firmar um novo fundo nesse patamar. O Ativo ficou bacana pois fechou acima dos 10,60 (acima também da MM de 20/33 períodos), firmando um possível - novo - movimento de alta. O próximo objetivo fica nos 10,90/97, onde terá uma RES não tão importante (porém, não desconsiderável). Estocástico dando o primeiro shooting para entrada. Um padrão que eu tenho estudado é quando os valores alcançam o topo da banda de bollinger, efetuam uma realização/congestão, em seguida voltar a subir rumo a novos topos... pode ser que esse padrão se repita aqui em VIVO4... tô confiante "manô"

IBovespa


Na última sexta-feira (25/04/08), o IBovespa deu um susto na galera resultando numa realização medonha inicial revertendo para uma sinalização forte/alta às 13:45 (intra - onde confirmou um fundo em V). No diário, parece ter formando um novo fundo para seguir rumo ao rompimento dos 66k. Acredito que um novo fundo foi formado e a força para o rompimento poderá vir de acordo com ajuda da PETR, que, devido ao seu split, tende a dar um impulso de oscilação e volume positvo.
Os últimos splits de PETR deixaram todos os comprados contentes e com aquele pensamento: "Poxa, pq eu não comprei mais?"... vamos ver se esse cenário se repete.

domingo, 27 de abril de 2008

AMBV4


Pessoal, muitos dos que efetuam leituras diárias do blog acabaram entrando em AMBV4 antecipadamente e acabaram, de certa forma ficando no preju (apesar de ainda não terem realizado). Galera, no post anterior eu cheguei até citar um valor interessante pra efetuar compra, que seria nos 120,00.. Não chegou lá ainda, e também não sei se poderá chegar, mas, não se entra em um ativo quando a tendência primária é de queda... não confirmou fundo e não atingiu o preço do suporte interessante, entretanto, o estocástico já deu o primeiro shooting para compra... Aguardar um fundo mais seguro... quem já comprou, a estratégia é manter posíção até o stop citado no último post de AMBV4.

sábado, 26 de abril de 2008

Seagull na parada!







Ao passear nesse mundo chamado "Internéte", conheci uma pessoa muito gentil, atenciosa e realmente camarada! É o Seagull, da Seagull Trading System.com. Recomendo, aos que visitam diariamente este blog, fazer uma visita no blog dele também. O cara é a humildade em pessoa. Pelo que percebi conversando com ele, ambos temos a mesma visão: C-O-L-A-B-O-R-A-R. Infelizmente, há uma galera retardada que precisa- pq precisa-, efetuar batalhe de egos:
Fulano = AH, eu sou o melhor;
Siclano = Não não, eu sou o melhor.

Por diversos ambientes de trabalho que já passei, vi muito disso... a "famosa" BATALHA DOS EGOS.
E isso foi o que eu não vi em Seagull! Ele sabe fazer o que há de melhor no mundo. Compartilhar e servir(isso é um dom).

Bom, aproveitem e visitem o site dele também: http://www.seagulltrading.com/

Um cordial abraço a todos

VALE5


Infelicidade dos que venderam, sorte dos que compraram... realmente, foi má interpretação de texto da galera. Hoje li em diversos fóruns vários posts da galera que se arrependeu de ter vendido VALE logo na abertura...

Bom, como mencionei no post anterior a respeito de vale, o modo de como apresentaram o título do balanço em sites sobre economia, assustou os comprados (sardinhas são gigantes perto dos “Paedocypris progenetica”) que acabaram vendendo a preço de liquidação para os grandes players... pois é neném, ficô chupando o dedo!

Um amigo (Sinésio) fez um comentário muito interessante: Se emitissem a notícia com o seguinte título: Vale teve um lucro de Xbilhões... nossa, hoje IBov estaria nos 66k.
Muito pelo contrário, lançaram a notícia de forma assustadora: IMPERDIVEL, CAIU LUCRO DA VALE.... ohhhhhhhh, vô morre, acabou o mundo.. é a "criZe"... ela voltou...

Nem só de gráfico viverá o player, mas, de fundamentos também, ou melhor... uma teoria que eu defendo muito... gráficos servem de fundamentos para FUNDAMENTOS (hã?).
Não entendeu fiote? Vamos lá...
O preço da Vale, se encontrava a que patamar?
Res: No topo.
Ela precisava de um fôlego? Ou seja, uma realização?
Res: De certa forma.
Pra quê?
Res: Possivelmente para romper o topo?!

Bingo! Vamos lançar uma notícia de forma assustadora, para que todo mundo saia vendendo. Com isso roubaremos o pirulito das crianças...E foi isso que ocorreu.


Quem vendeu... Salci Fufu

sexta-feira, 25 de abril de 2008

PETR4

Pagamento da 3ª parcela de Juros Sobre Capital Próprio

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2008 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa:
PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma
companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica aos senhores acionistas
que pagará, em 30 de abril de 2008, 3ª parcela de Juros sobre o Capital Próprio aos acionistas
detentores de ações ordinárias ou preferenciais na data base de 11 de janeiro de 2008,
conforme Fato Relevante divulgado ao mercado em 27 de dezembro de 2007, de acordo com o
quadro abaixo:

Valores em Reais
por ação ON ou PN
Juros sobre o Capital Próprio 0,3000
Atualização pela Taxa Selic 0,0106
Valor Total Bruto 0,3106

Sobre o valor de R$ 0,30 dos juros sobre o capital próprio incidirá a taxa de 15% de imposto de
renda, e sobre o valor de R$ 0,0106, correspondente à atualização pela taxa Selic, de
31/12/2007 até 30/04/2008, terá incidência de imposto de renda à alíquota de 22,5%. As
retenções de Imposto de Renda, mencionadas acima, NÃO serão aplicadas aos acionistas
imunes e isentos.
Essa parcela de juros sobre o capital próprio será descontada da remuneração final relativa ao
encerramento do exercício social de 2007.

INSTRUÇÕES QUANTO AO CRÉDITO
O pagamento será efetuado pelo Banco do Brasil S.A., instituição depositária das ações
escriturais.
Os acionistas correntistas do Banco do Brasil S.A., ou de outros bancos, que comunicaram
essa condição, terão seus direitos creditados automaticamente na data do pagamento.
Para os acionistas cujo cadastro não contenha a inscrição de “Banco/Agência/Conta
Corrente”, os direitos somente serão creditados na data da atualização cadastral nos
arquivos eletrônicos do Banco do Brasil S.A., por intermédio de suas Agências.
Essa parcela correspondente às ações depositadas nas Custódias Fungíveis das Bolsas de
Valores será creditada às respectivas Bolsas que, através das CORRETORAS
depositantes, encarregar-se-ão de repassá-la aos acionistas.
Os acionistas possuidores de ações ao portador deverão comparecer a qualquer agência do
Banco do Brasil S.A., munidos do CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência e
dos certificados com os respectivos cupons, para que as ações sejam convertidas à forma
escritural para posterior recebimento dos proventos. Na oportunidade poderão informar os
dados bancários para crédito dos proventos em conta-corrente.
Para os American Depositary Receipts (ADRs) negociados na Bolsa de Valores de Nova
York – NYSE o pagamento se dará através do JPMorgan Chase Bank, N.A., banco
depositário dos ADRs. Informação sobre a data de pagamento e qualquer outra adicional
poderão ser obtidas por intermédio do site www.adr.com .

AMBV4


Pode estar confirmando fundo nesses patamares. O valor de realização (target de entrada) do segundo objetivo fica em torno dos 120,00. O último candle vazado fora da banda, próximo ao segundo objetivo de realização pode se transformar no primeiro sinal de entrada. IFR+Estocástico dando sinal de sobrevenda e por sinal, estocástico cruzando média curta perante a média longa (up), provavelmente indicando a primeira reversão. No intraday deu uma realizada nos últimos minutos...
Se entrar, stop loss nos 119,50.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

PETR4

Notíca extraordinária:

April 24 (Bloomberg) -- Petroleo Brasileiro SA, Brazil's state-controlled oil company, found oil in a well in shallow waters in Brazil's Campos Basin, the country's petroleum regulator said on its Web site.

Petrobras, as the company is known, has not determined whether the discovery in the Enchova West field can be pumped at a profit. Petrobras notified the petroleum regulator, known as ANP, of the discovery on April 8, according to the regulator's Web site. All oil companies are required to inform the Brazilian regulator of discoveries and if they determine the field to be commercially viable.

An official at the press office of Rio de Janeiro-based Petrobras said the company has no comment. Petrobras only comments when fields are declared commercial, the official said. By company policy, the official is not allowed to be named.

Petrobras plans to spend $112 billion through 2012 to expand output in Brazil and abroad. The company struck petroleum in 59 percent of the 109 Brazilian exploratory wells drilled in 2007, Eduardo Molinari, an exploration official with Petrobras, said March 4.

The discovery is in a region where Petrobras is already producing oil, according to the ANP's press office.

The company's preferred shares, its most-traded class of stock jumped almost two reais after the report of the find, then gave up most of those gains to fall 1.82 reais, or 2.1 percent, to 83.20 reais by the end of trading in Sao Paulo.

Fonte: Bloomberg

os: Danilo, obrigado pelo post!

VALE5

Pode ser desespero da galera ou pura ignorância minha! Bom, vamos ver se você concorda o meu raciocínio.

Segundo o título do relatório da Vale, realmente, houve um desempenho sólido em um ambiente absurdamente volátil. Por pouco não se torna mais fácil jogar na loteria do que acertar na bolsa de valores e mesmo assim, a Vale do Rio Doce teve LUCRO.... atenção é LUCRO e não PREJUÍZO!

Tudo bem, sou novato no mercado mas acho que muitos novatos perdem dinheiro por simples achismos ou falta de I-N-T-E-R-P-R-E-T-A-Ç-Ã-O de gráficos e principalmente notícias(ahã).

Bom, continuando.. Vale não teve um prejuízo de 55%... o que houve foi somente uma projeção de LUCRO (leia direito, é lucro +$ e não prejú -$) inferior de 55% em um ambiente volátil... Orra... essa não é uma empreZinha.. é uma organização séria!

SE (condição) houvesse um prejuízo de 55%, aí sim, seria outra história, aliás... se fosse prejuízo, o volume de venda seria simplesmente assustador, mas muito pelo contrário, o volume foi praticamente igual ao dos dias anteriores... ou seja, quem vendeu e tá vendendo, PODE estar entregado o ouro a preço de sardinha, ou melhor.... "óia galera, tá tendo liquidação de VALE... espera os sardinhas deixarem o preço lá embaixo para comprarmos a preço de banana".

Não sei em que mundo esse povo vive... querem que a empresa tenha 100% de lucro.. Orra.. tem empresa que não consegue fechar o ano no 0x0.

Isso é tudo idéia minha, puro achismo...

Bom.. eis uma lista de destaque de performance da Vale (1T08):


  • Recorde de embarques de minério de ferro e pelotas em um primeiro trimestre: 76,572 milhões de toneladas métricas, com crescimento de 15% em relação ao 1T07.
  • Recordes em um primeiro trimestre de embarques de alumínio (136.000 toneladas métricas), alumina (833.000 toneladas métricas), cobalto (740 toneladas métricas) e metais do grupo da platina (86.000 onças troy)
  • Receita bruta de US$ 8,048 bilhões, 4,8% acima do valor registrado no 1T07.
  • Lucro operacional, medido pelo EBIT ajustado(a) (lucro antes de juros e impostos), de US$ 2,915 bilhões, apresentando aumento de 7,9% relativamente ao 1T07.
  • Margem EBIT ajustado de 37,2%, contra 36,1% no 1T07.
  • EBITDA ajustado(b) (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de US$ 3,729 bilhões, com aumento de 17,1% relativamente ao 1T07.
  • Lucro líquido de US$ 2,021 bilhões, correspondente a lucro por ação diluído de US$ 0,41, com redução de 8,8% frente ao resultado do 1T07, de US$ 2,217 bilhões.
  • Capex realizado de US$ 1,695 bilhão, sendo US$ 1,304 bilhão em crescimento orgânico - P&D e projetos - e US$ 391 milhões na sustentação das operações existentes.
  • Entrada em operação de três novos projetos: expansão da mina de minério de ferro de Fazendão, no Sistema Sudeste, Minas Gerais, terceira planta de pelotização da Samarco, no estado do Espírito Santo, e Dalian, planta de processamento de níquel na província de Liaoning, China.
  • Remuneração ao acionista de US$ 0,26 por ação ordinária ou preferencial - US$ 1,25 bilhão - a ser paga a partir do dia 30 de abril de 2008, correspondente à primeira parcela da remuneração mínima para 2008, sendo 55% sob a forma de juros sobre o capital próprio e 45% sob a forma de dividendos.
  • Investimentos em responsabilidade social corporativa de US$ 155 milhões, com US$ 105 milhões alocados em proteção e conservação do meio ambiente e US$ 50 milhões em projetos sociais.
Outro fator importante de se ter em mente... VALE estava no topo... já tava na cara da realização... a nota só veio pra colaborar com o evento.

ITSA4

ITAUSA pode está abrindo um espaço para a venda. Alguns indicadores (estocástico, IFR, MACD) apresentando sinal de reversão (pra baixo), além dos dois candles anteriores terem vazado acima da banda.
Os preços para recompra:
Obj1: 10,61
Obj2: 10,42.

Abaixo de 10,42, recompra só nos 10,14.

IBovespa


Como foi postado na terça-feira a respeito da possível realização(ontem, na quarta-feira), realmente ocorreu. Um palpite para projeções de realização do IBovespa:
Obj 1: 64.097
Obj 2(principal): 63.581.

Apesar de não ter dado um bom sinal de realização (venda declarada), após 6 dias consectivos de alta, um dia negativo não quer dizer simplesmente nada.

Os últimos candles quase acima da banda de bollinger (MM = TEMA), trix+ifr apresentando sinal de reversão

SDIA4


Realmente... quem provou ficou lambendo o dedo, quem saiu antes (EU) ficou querendo mais.... Nunca havia feito trades no ativo antes... show de bola.
Hoje foi além do normal... rompeu o W e ainda realizou o primeiro (11,56) e o segundo objetivo (11,98)..
Bom, como estou de fora... só volto a entrar quando dar uma realizada boa e der um bom ponto de entrada!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Bovespa - BUG

Segundo uma nota lançada pela Bovespa, o que motivou a paralisação do sistema de negociação foi falha na programação relacionada ao exercício do vencimendo de contratos de opções. FALA SÉRIO!

Puts... tudo bem, falhas acontecem..mas nessa, eu não acredito! Sistemas travam, dispositivos também, agora... travar bem na hora do vencimento de opiças?

"O evento, até então nunca ocorrido, não se deve à capacidade de execução de negócios, à dificuldades de processamento de ordens ou à infra-estrutura de tecnologia da informação, que vem recebendo contínuos investimentos, informou a bolsa."... então fiote, se deve a que?

Justamente no horário do travamento, o índice futuro simplesmente disparou!

Na minha opinião... isso é uma mentira... interesses maiores($$) devem ter entrado em cena...

terça-feira, 22 de abril de 2008

IBovespa


Diário: Continua nesse vai/não vai.. subindo sem volume além dos indicadores apresentarem sinais de sobrecompra. Estocástico/DMI/RSI sobrecomprados. Trabalhando ainda abaixo da RES (linha horizontal), entretanto, tocando na MM superior da BBollinger, com grandes chances de haver uma realização para pegar forças.
Semanal: Querendo romper o W e com o rompimento, busca os 69k.

SDIA4


Cagada, todo mundo faz... e a minha, foi ter saído de SDIA4 nos 11... bom.. melhor sair no lucro, do que no prejuízo. Fechou bem, com volume e com um candle altista, porém, se encontra na RES do W. Com o rompimento o preço terá o primeiro objetivo aos 11,50. Pra quem estava fora, não recomendo entrar, somente se fechar acima do rompimento. Esse swingtrade foi excelente... pena que eu saí antes, infelizmente.

Um certo achismo para o rompimento, pois o valor nem sequer chegou a tocar na banda superior do candle ainda... e eu, fora da partida!


domingo, 20 de abril de 2008

SDIA4


Tava indo bem, até que zoaram com o a abertura. PORQUÊ, eu pergunto, porquê o filadumamãe faz essa porcaria de GAP? Mas querem zuar mesmo, só pode! Nem preço de objetivo era.. O importante é que ainda se mantém no canal de alta... Estocástico dando sinal de sobrevenda, armando uma possível reversão (compra), volume fechou baixo (poucos interessados na venda, pode ser que a tendência continue forte de alta., DMI ficando interessante pois DMI+ cruzou DMI- IFR na tendência de alta.
O correto seria o preço ser reajustado na abertura entre os 10,44 e fechamento nos 10,60 para caminhar corretamente até o suporte principal que se encontra nos 11,20.
Como eu não sou vidente.. não faço a mínima idéia do que pode acontecer.... vale lembra que está uma disputa entre o book de compra e venda

CSAN3


A melhor estratégia do papel pra quem comprou desde o dia 15/04/2008, é deixar o stop bem curtinho, mesmo que seja executado e saia do jogo, porém, sairá com lucro! Melhor do que sair no 0x0. Estratégia é tudo em trading!
O motivo de deixar stop bemmmmm ajustado é pelos motivos:

Próximo ao topo da banda de bollinger;
Se encontra numa resistência. Se não romper, poderá voltar a dar uma realizada para adiquirir força (venda, acompanhe no intra e quando tiver certeza, recompre).
Estocástico apresentando sinal de sobrecompra, porém, não reverteu sinal ainda;

Por outro lado...
Volume agradável;
IFR ainda domina a compra;
DMI domina a compra;

Fora de Análise

Os papéis que estávamos acompanhando antes, serão deixado de lado até apresentar algum sinal que motivo a entrada no papel. Eis os papéis que não farão mais parte das análises:
CRUZ3:Congestionou. Pode estar preparando uma agulhada no diário, porém, os preços se encontram acima da linha superior da banda de bollinger, além do volume xoxorô. Nessa situação, é melhor esperar por alguma tendência.
CPLE6: Pode estar testando toque na linha inferior da banda de bollinger.. se voltar a caminhar acima da LTA aí valera a pena voltar ao papel. Ganhou um voluminho na sexta e estocástico quando querendo reverter o sinal de sobrevenda para inicial o momento de compra.

Caso os ativos apresentem algum sinal no início da semana que vem, voltaremos com as análises.

sábado, 19 de abril de 2008

CMIG4


Tava caminando bem, até fazerem a cagada de abrir o valor em GAP. Não é regra, mas gaps são corrigidos. Além do mais, deve ter uma galerinha operando venda...pra recomprar no preço do fechamento de GAP entre os 33,25. Além disso, o preço ficou acima da banda de bollinger..o que poderár resultar numa correção até o fechamento do GAP. DMI ainda domina a compra, estocástico também. O melhor momento para voltar a trabalhar com o ativo seria após a correção, se houver suporte/fundo no preço do GAP. Os fundos estão cada vez mais ascendentes... Estou de fora de ativo até que essa correção ocorra ou uma alta seja mais garantida.

POMO4


Se encontra na RES da LTB e do preço entre os 6,42. Está quase tocando na banda superior de Bollinger, o que pode resultar em uma realização ou então, continuar tendência de alta até que o preço ultrapasse a média superior da banda. Nesse patamar, há uma RES forte de topos anteriores. Ganhou volume, resultando numa caminhada interessante até o seu valor de fechamento. DMI confirmando o primeiro movimento de alta... agulhada no diário.

VIVO4

Confirmou a análise de terça e quinta-feira (de madruga) e vem seguindo forte até a sua RES principal entre os 11,4*. Está vindo com força até a sua resistência, seguindo com volume e CMI dominando a compra até o momento. A tendência segue confiante na alta.. Com o rompimento da RES, o preço tem o primeiro objetivo nos 11,90. A estratégia é seguir mantendo o stop na mín do candle anterior, pois nessa situação, o lucro já está garantido!

ETER3


Ganhou muito volume e até agora não fez nada. IFR dando sinal de venda, Estocástico na congestão, aliás, diversos indicadores na congestão. As MMs estão se alinhando de acordo com os períodos, pode ser que, com o volume + alinhamento, somem em uma agulhada (compra) no diário. O preço não tem ultrapassado o suporte da LTA (bom sinal). Um fundo pode estar sendo formado nesse patamar, além do mais, o preço se encontra no segundo objetivo de correção (que pode ser considerado um suporte – 38,20%). Há uma divergência altista no MACD. Após tocar na banda de bollinger na média superior, efetuou uma correção. Abaixo dos 7,04 perde a força de vez e inicia então um novo canal de baixa. Eu também estou comprado no papel, e só saio se perder esse suporte.

BTOW3

(0,358% part. IbrX50): Confirmou o OCO que tinha formado e rompeu até o primeiro objetivo (54,37). O mesmo está com pinta de fazer fundo, porém, o volume não está colaborando com isso, além do mais, existe um GAP que foi deixado nos 23/11/2006. O mercado tem uma memória dos preços, e talvez esse preço venha a ser corrigido, ou seja, o preço poderá chegar até o preço de fechamento do GAP entre os 52,55. Até aí tudo bem, pois a tendência sempre é corrigir depois voltar a caminha, o problema é se ceder abaixo do GAP. O mês de abril nunca é mês interessante para o ativo. Ou ele passa por uma realização, ou passa por uma congestão. Maio sempre se torna um mês mais consistente.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Agradecimento

Ooooooooooooloco..nossa, fiquei muito feliz... recebi uma doação! Poxa, muito obrigado Sr. FMG. Só não vou divulgar o nome pois não sei se posso... mas muito obrigado. Isso é um bom sinal, sinal que tem galera gostando!

Elogio já era bom, agora, receber por isso ficou melhor ainda.

Muito obrigado, continuarei com as análises!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bye


Galera... vô dormir. Sorry pelos erros de pt_BR, porém, são 3 da madruga.. e tô fazendo isso não somente por vocês, mas principalmente por mim. Gostaria muito da colaboração de vocês no sentido de opinarem. Façam suas análises, critiquem, elogiem (divulguem), me ensinem... se minhas análises são toscas (pode até ser, mas tem dado certo... o que importa é dinheiro no bolso fiote), dá nada... um passo de cada vez!

Um cordial abraço a todos,
Dan


ps: De olho em POSI3 e POMO4 hein

VIVO4


VIVO... MORTO... pra concluir, tocou na linha de suporte (9,98) e voltou a caminhar rumo ao topo (11,38). Tocou no primeiro objetivo (10,55), porém, não teve forças e deu uma realizadinha. O obj continua sendo os 10,55 e acima dele, busca os 10,70 em seguida os 10,88. Ganhou um voluminho nesses dois últimos fechamentos anteriores, porém, nada fora do padrão como houve nos inícios das LTAs anteriores. Estocástico anulando o período de venda e iniciando um novo momento de compra. Um fator importante é que tocou no suporte da banda de Bollinger e voltou a reajustar o preço pra dentro da banda.

NATU3


Essa birosca que nem RI(poxa, é uma empresa séria, só que não dá muita atenção para SI) tem direito, não fez nada de diferente no fechamento anterior (veja pelo menos a análise feita dela antes).... só plotou um candlezinho positivo com 0,21%. Acho que a mulherada não tá querendo se embelezar pelo jeito. Any way, NATU3 não foi nem fico... tá no suporte da LTA (maravilhosa LTA)... Não teve volume, os indicadores não está legal, afinal das contas, mercado não tem lógica.... pega sardinha! Bom, SE (como sempre, o SE atrapalhando) perder o suporte, ele busca láaaaaa nos 18,10... buuuuuuuut, se hoje (quinta-feira, dia 17) essa coisa andar.. o objetivo louco será nos 19,37....

PDGR3


Continuando o movimento de alta, porém, parou na LTB. Com o rompimento da linha, movimento de alta eleva o preço até os 22,32, onde encontra uma forte RES (da LTB). Nessa projeção.. um W é plotado e com o rompimento do W o preço do primeiro objetivo é em torno dos 23,08... mas SE romper.. até lá temos a RES nos 22,32.
Mirando los indicadores...Estocástico tocou a buy line e voltou a subir, sem volume significativo, pode ser que o volume principal foi na compra do dai 10/04/08, o que seria mais correto, pq a lógica diz:> Compre na baixa e venda na alta, a não ser que esteja VENDIDO.

SDIA4


I love SADIA!!!! Uhhh delícia! Realmente, fez fundo no canal, e volta a andar na tendência de alta... como falei aqui anteriormente, o ativo fixou o preço no suporte do canal e fechou em alta de 3,58%. Ganhou volumão, estocástico dando sinal de compra (apesar de eu já estar comprado no suporte)...o que importa é o que ele fez no dia... agora, a tendência da alta, iremos acompanhar conforme forem plotados os fechamentos posteriores, onde os indicadores como TRIX, IFR, MACD serão reajustados. Manter olho no TOPO do canal... é lá que o preço vai chegar!!! (tomara).. o próximo objetivo é entre os 10,60... let's go!
Ainda bem que essas minhas loucas análises estão todas registradas, com isso, podemos acompanhar os erros e os acerto! Aliás, em movimento de alta, é difícil não acertar!

ETER3


Já estava comprado e vou continuar nessa posição ainda mais pelo volume pitoresco que entrou. Coisa boa deve estar vindo por aí... pois, não é possível, com o IBov lá em cima.. e ETER3 só nos 1,82%? Não não, isso não tá normal! Opinião minha Zé!
ETER continua trabalhando no "funil" simétrico, que não indica nada, se vai ou raxa. Estocástico que apresentava sobrecompra, deu uma relizada (perceptível nos dois candles anteriores), IFR plotando MM pra baixo(venda), DMI dominando venda..Bom, o que importa é que tocou no suporte do "funil" (7,0100) e acredito que esteja formando um novo fundo importante para o rompimento da LTB. Arrisco chutar que o próximo obj será nos 7,4000...se amanhã mesmo der esta trela.. aí continuaremos a conversa com ETER3

CSAN3


Queridinha da minha vida... porém, difamada como COCOSAN, a COSAN fez a festa do dia. Com um fechamento básico de 7,29% (na qual rompeu a LTB - linha vermelha), a CSAN3 ganhou um volume muito, mas muito atraente além dos indicadores que deram tiro pra compra (entrar agora pode ser tarde!). O interessante é que o preço fechou certinho nos 38,20% da Fibo (primeiro OBjetivo), entretanto.. tem uma RES até que fortezinha nos 27,0300 (um pouco abaixo do segundo obj). Não sei se o volume desses últimos dias se tornem um fator de rompimento dessa RES. Caso venha romper, o próximo obj fica em torno dos 27,61, onde também estará rompendo um W meio feio, deformado.. Acredito que o OCO que havia antes pode ser desconsiderado... Ficar de olho no rompimento dessa RES... fechando acim, dá mais um sinal de compra onde busca o segundo objetivo (valor supracitado) e o terceiro objetivo nos 28,69. CMI deu sinal de compra, Estocástico Trix, deram todos sinais de compra... mas calma-lá... a recomendação para ficar de olho no ativo foi na terça e não hoje, que aliás, acertei até o valor do objetivo (26,40)...

CRUZ3


Papelzinho, no empurrão que o IBov deu hoje, seguiu na mesma lenga lenga... continuando no vai-não-vai... aquele xororó de sempre, porém.. um fator muito importante...está na MM200... sinal total de compra... se romper pra baixo, aí é pedir falência pra quem tá comprado. Tá com uma RES nos 47,50, mas acima disso, fica show e vai a procura dos 48,58 em seguida 49,97. Se (esse SE atrapalha) romper, aí sim.. começa um novo movimento de alta pois passa a trabalhar sob um suporte interessante (mm200). Compra mesmo, só acima dos 47,50...mas é bom ficar de olho Zé!

CPLE6


Confirmou o fundo, conforme a análise de ontem. Estocástico se armando pra dar compra juntamenteo do AD+-/ADX. O volume não foi lá tão favorável, porém, o ativo pode voltar a ser alvo dos investidores. Fundos cada vez mais ascendentes, garantindo movimento de alta.

Objetivos: 29,5300, 29,9800 e 30,5000.
Stop loss fica valendo no suporte que foi gerado (28,1100), abaixo disso busca os 27,1500, na qual tem um suporte mais consistente.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

CMIG4


Parece que dessa vez confirmou um fundo no suporte da LTA traçada nos 31,30. Ganhou um volume interessante além do AD+ estar cruzando AD-, ou seja.. é compra! Os objetivos são: 32,80, 33,22, 33,64. Além de ter ganho volume, fechou com valor acima da MM34 períodos.
Confirmando a análise feita terça; Para os comprados.. manter a posição até se aproximar da RES do canal... chegando lá, aí a conversa fica séria.

POMO4


Papelzinho dando certo suor pra galera. Amanhã pode ser o dia decisivo... Ou rompe pra cima, ou rompe pra baixo... tá sóda! Os valores dentro do triângulo são: Max nos 6,35 e min nos 6,15. Acima dos 6,35, rompe pra cima a LTB e sai do canal do canal de baixa e do triângulo, podendo ir ao encontro dos 6,45 e dos 6,58. Já abaixo dos 6,15, aí, salci fufu, busca os 6,00 pila depois 5,90. ADX comandando venda, IFR é venda, estocástico é indecisão e o volume nada agradavel. TUDO está indicando queda... porém.. pode dar uma revolta no papel e disparar compra caso venha trabalhar acima da LTB (assim como ocorreu em CSAN3. A única coisa que falta é aguardar e ver como o mercado vai trabalhar amanhã.... caso contrário, será de chorar em guarani!

terça-feira, 15 de abril de 2008

VIVO4


Saiu notícia a respeito da Vivo que está interessada na compra de ativos da Telemig... no gráfico, dominando venda no Estocástico e no Trix, IFR se mantém congestionado... Ganhou um volume bacana que pode deixar forçar um fundo nesse suporte da LTA. Se perder esse suporte na LTA (9.9*) busca um refúgio nos 9,60. Abaixo disso é venda declarada, desconfigurando essa LTAzinha.

NATU3


Mais um ativo que anda no canalzinho de alta. Alguns indicadores apresentando sobrecompra.. porém, o ativo ficou interessante pois parou no suporte da LTA (que coincide com a MM34). Acho que é um bom momento pra compra... risco, risco há em tudo!

PDGR3


Ativo vem ganhando volume, estocástico deu tiro pra compra, porém, o valor pode estar se limintando dentro do funil do triângulo.. se romper pra cima, é porration até os 21,75, onde encontra o primeiro objetivo pra CP. Se romper pra baixo do triângulo.. aí a coisa azeda com o primeiro objetivo de queda nos 18,95, depois 17,14. TRIX ainda na congestão da compra... O ativo também pode se dar bem com a injeção de 24bi no setor imobiliário dos EUA....

SDIA4


Está trabalhando em um canalzinho de alta, onde tocou no suporte da LTA. Ganhou volume nos últimos dias e o estocástico quase concluindo sinal de sobrevenda. Ficar de olho se fizer fundo nos próximos dias para dar continuidade para tendência de alta.

ETER3


Outro ativo que está trabalhando na congestão do triângulo. Está com upside de preço indicado por algumas carteiras para 94% (nossa.. baseado em quê?). De qualquer forma, tocou no suporte do triângulo. Abaixo da linha do suportê (no triângulo), o ativo tende a formar um M de mer... Estocástico nada interessante (apresentando venda) muito menos o volume, que não está nada agradável. Abaixo dos 7,05 busca os 6,88. Preço fechando acima da MM34 fica interessante pra compra.

CYRE3


Outro ativo que está trabalhando na indecisão, porém, querendo demonstrar vontade pra romper um triângulo simétrico. Estocástico deu um sinal de reversão apresentando compra. Trix ainda tá no lenga lenga da venda. Papel cada vêz mais justo entre os seus valores... Abaixo de 23,81 é venda declarada e a recompra fica nos 22,72

CSAN3


Cocosan3, ops, digo... CSAN3 Testando o topo de uma LTB de curto prazo. vale a pena ficar de olho pois o volume financeiro dos últimos dias pode trazer força para o rompimento deste topo. Estocástico adaptativo que antes apresentava sobrevenda, confirmou sinal de compra..Trix ainda caminhando na indecisão. O primeiro objetivo caso esse movimento de alta seja confirmado fica entre os 26,40. Ficar de olho durante a semana.. amanhã mesmo pode apresentar a tendência.. ou realiza ou confirma essa bagaça de vez!

CRUZ3


Papel vem trabalhando sob um triângulo (quase ascendente), na qual vem ganhando muito volume nos últimos dias. Fechou ontem acima da MM de 34 períodos... um bom sinal para compra, porém, tem um W meio feio a ser rompido. Acima dos 47,45 busca os 48,75

CPLE6


Está na barreira do suporte da LTA. Estocástico ainda apresentando venda, porém, com os movimentos de altas futuros, esse indicador pode ser corrigido. Abaixo dos 28,20 busca os 27,24 (stop loss).

CMIG4


Fechou o gap que havia entre 31,50. Pode estar fazendo fundo e partir para um novo começo de alta. Com fundos ascendentes, um novo canal de alta pode ser traçado caso rompa os 34,60 (RES principal)

POMO4


Está trabalhando com os valores dentro de um triângulo simétrico. Ganhou volume e se fechar acima dos 6,23 vai em busca dos 6,38 onde traça um novo movimento de alta, gerando fundo acima do fundo anterior. O triângulo ainda representa indecisão, mas é bom ficar de olhos abertos para caso o evento de alta venha acontecer!

domingo, 13 de abril de 2008

MEDI3

Papel ficou muito interessante. Ganhou um volume absurdo de bom! No diário, ele agulhou (o agulhou aqui é diferente da agulhada do DiDi, vide Agulhada). O ativo se encontra em uma RES nos 15,70, acima disto, busca os 15,97 (em seguida 16,27). VAle a pena ficar de olho (e se quiser, comprar) no ativo pela semana. O valor do ativo começou a trabalhar acima da MM de 34 e 144 períodos. A empresa teve um lucro de R$11.938.928,95 e dia 10 teve o chamado para a reunião referente a proposta de distribuição de dividendos no valor de R$0,034 por ação.




Agulhada: