sábado, 3 de maio de 2008

Dica 1 - Chaves para sucesso no daytrade

O mercado caminha sempre visando mudanças e melhorias contínuas, nos surpreendendo a cada dia com cenários diferentes e originais. O mercado é mais ou menos uma reflexão de idéias, interesses e atitudes de pessoas diferente entre dois povos (os compradores e os vendedores). É normal que tenhamos idéias comuns e equivalentes de outras pessoas e muito desses fatores se repetem em um determinado período de nossa hora, nosso dia, de nossa semana, enfim, de nossas vidas. Essas repetidas ações são frutos de hábitos observados pelas pessoas no mundo afora. Esta mesma visão se aplica na análise técnica em busca de uma maneira confiável de se observar e negociar.

Logicamente, a análise técnica não é uma certeza de fatos e ações, sendo assim, um mesmo teste de padrão não ocorre sequencialmente. Se fosse assim, nunca haveria perdedores...somente ganhadores. Porém, oportunidades poderão estar previstas em certos cenários, como por exemplo pullback ascendente para oportunidades de compra (figura ao lado). No exemplo mostrado, fundos ascendentes indicam uma possível reversão rompendo a RES encontrada nos topos paralelos. Sempre poderá haver exceções quando o valor está acima da linha divisora, e para essas teremos que estar aptos a ajustar à nosas circunstâncias devido a mudança do mercado.

Futuramente estarei postando mais dicas observadas para trades de sucesso.

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho um problema bastante sério, sofro bastante de ansiedade.....tenho uma mistura de trader com investidor de longo...ou seja, quando o papel sobe eu ficou posicionado e quando papel tende a cair eu saio fora....não tenho o hábito de definir um lucro e na maioria das vezes vendo por muito menos que poderia ter vendido.......e pior que isso é que não tenho experiência suficiente para recomprar....tenho perdido grandes oportunidades em função disso....é foda isso.....por exemplo, comprei BBDC a 33,xx faz umas duas semanas o papel caiu várias vezes...na sexta feira coloquei um stop curto, pois não admitia perder, e acabei sendo violinado....to morrendo de raiva meu....por que fazer isso, agora q aconteceu, não vejo motivo nenhum para ter vendido....vou sofrer amanhã, pois é certo que o papel vai subir bastante....isso aconteceu com UBBR e ITSA também, ou seja, to liquido para segunda....
Desculpa pelo texto, mas acho q essas coisas não acontecem somente comigo....por isso, escrevo para que outros pensam e analisem bem o cenário antes de fazer cagadas e o mais importante, colocar stops nos suportes corretos....isso é tudo......

BearNaked disse...

Iae mister Lu, na paz?

Olha, não conheço ninguém que nunca tenha passado por isso. É lógico que várias pessoas tem aquela coisa chamada "sorte", mas a maioria delas já sofreu um bocado. Nossa, eu já perdi muito dinheiro e estou recuperando tudo que eu DEI de graça para o mercado. Mercado tá traiçoeiro mesmo, confuso ainda e iniciando uma nova tendência. Olha, realmente, o emocional estraga as melhores "jogadas" ou, os melhores trades. A melhor coisa a se fazer é anotar a sua estratégia: "Ah, vou entrar no papel X pois está com uma boa configuração de rompimento da figura Y e vou sair no lucro aos Z, porém, para não sair em um alto prejuízo, irei sair no valor W". Registrar sua estratégia também é uma das chaves para o sucesso. Não existe um trader que acerte 100%, porém, é possível pelo menos acertar 70%.
Quer se livrar do emocional? Coloque stops... Nunca saia simplesmente por sair de uma jogada... deixe que o mercado te lance para fora, sendo no lucro ou no prejuízo. Se você for lançado para fora, não faz mal, isto significa que não era para você participar daquela jogada, entretanto, outras oportunidades virão... pode ter certeza.

Um cordial abraço,
BearNaked

Unknown disse...

valeu fio....

Estou começando a aprender os gráficos, infelizmente nunca consegui fazer um curso bom....no ano passado o Goes teve em Porto Alegre porem estava envolvido no meu TCC e~não consegui participar....tomara que ele venha para cá este ano....

abraços e continue nos ajudando....